O desenvolvimento de pessoas e a busca por soluções para a indústria voltaram a se encontrar no palco do UCS Teatro, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (8). A Frasle Mobility promoveu a 33ª edição da Mostra CCQ, evento que reúne colaboradores em uma experiência que conecta criatividade, inovação e resultados práticos para a empresa.
O Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) é realizado há 36 anos pela companhia e incentiva equipes multidisciplinares a identificarem problemas do dia a dia, apresentarem propostas de melhorias e compartilhar aprendizados. Nesta edição, o programa envolveu 25 grupos, totalizando 145 circulistas ativos. Os participantes são colaboradores da Frasle Mobility Caxias do Sul e, entre as funções exercidas, estão: operadores de máquinas, analistas de produção e profissionais de manutenção.
Desses, seis grupos foram selecionados para subir ao palco e apresentar os projetos considerados os melhores do ano. Ao todo, 36 circulistas estiveram em cena, acompanhados por seis implementadores, em um formato que uniu arte e metodologia. Além de ensaios teatrais, os colaboradores recebem consultoria em maquiagem, maquetes e figurino, desenvolvendo habilidades como oratória, expressão corporal e trabalho em equipe.
As soluções apresentadas impactam diretamente a rotina da indústria. Entre os exemplos, estão um dispositivo criado com impressora 3D que permite a montagem automática de caixas, reduzindo tempo no processo de empilhamento, e melhorias ergonômicas que aumentam a produtividade. Essa e outras propostas poderão ser conferidas em forma teatral durante as apresentações. Neste ano, os ganhos financeiros obtidos a partir das ideias implementadas pelos grupos somam R$ 1,75 milhão. A cifra representa um valor que fica na empresa a partir das melhorias implementadas.
“Esse projeto incentiva novas ideias e amplia a visão dos colaboradores. O mais valioso é que, ao longo dessa jornada, vemos nossos profissionais exercitando habilidades essenciais para o presente e futuro: pensamento crítico, criatividade, colaboração e habilidade de comunicação. Os insights trazidos se transformam em melhorias concretas para a empresa, ao mesmo tempo em que promovem desenvolvimento pessoal e engajamento”, destaca o diretor de Pessoas e Cultura da Frasle Mobility, Fábio Covello.
A abertura da mostra contou com a participação do comediante Rafa Hack, que fez uma encenação sobre o mote deste ano: diversidade, saúde mental e mudanças climáticas. Outro destaque foi a participação de integrantes 50+, o que reforçou a pluralidade de perfis no CCQ.
Mais do que números, a Mostra CCQ representa a criação de um ambiente colaborativo, onde profissionais de diferentes setores se reúnem para inovar, compartilhar experiências e fortalecer laços dentro da organização.
Créditos: Alex Battistel
COMPARTILHE